quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rios, Mares e Oceanos...


O Oceano é uma grande extensão de água salgada, onde junto está o mar que recebe a água de diversos rios. E apesar da maioria do nosso planeta ser coberto por água isso não significa que podemos desperdiçá-la, polui-la ou bebê-la. É! Infelizmente não podemos utilizar-lhe da maneira que queremos, por isso devemos saber onde vamos usá-la.
A água não é apenas para nos ressarcir, ela e os animais que vivem nela ajudam no equilíbrio do planeta; há toda uma reação em cadeia.
Os plânctons e as algas, seres unicelulares e pluricelulares formam a base do ecossistema aquático, e os mesmos são responsáveis por produzirem a maior parte do oxigênio existente na atmosfera, são o pulmão do mundo, além de servirem de alimento para os peixes, assim como os corais e as anemônas. Existem milhões de peixes em todo o oceano, muitos que ainda nem foram descobertos, e muitos que estão em extinção, eles são divididos entre ósseos (constituído pela maioria dos peixes) e cartilaginósos (que são a minoria, tubarões, arraias, etc), e que se alimentam de outros peixes.

Esse é o nosso sistema mais frágil de todos! E também um dos mais importantes. No caso das florestas, o desmatamento, podemos plantar outras árvores no lugar; mas no caso dos oceanos não podemos plantar água, ou colocá-la em "outro recipiente", temos apenas um lugar para a água, que está todo ocupado, e poluir água é bem mais fácil do que desmatar florestas. Em suma, temos também toda uma reação em cadeia, desmatamos florestas e extinguimos animais de toda nossa biosfera, poluímos o ar e cada vez mais, o oceano, que é o único que não pode ser "salvo".

Um comentário:

Está na gente

Está na gente
Está em nossas mãos