terça-feira, 8 de junho de 2010

Petróleo


O que se vê muito ultimamente é a agressão que está sendo feita a natureza a cada dia que passa.
A ultima grande agressão foi a explosão de uma plataforma de extração de petróleo no Golfo do México. Uma plataforma que, segundos os seus responsáveis, contém um sistema de segurança onde em caso de explosão era para ser ativado automaticamente e assim, ela bloquearia a válvula por onde é retirado todo o petróleo. Devido a certeza de que esse sistema não falharia, nos primeiro dias não foi dada a devida importância a mancha de óleo que estava em evidência no mar, passado alguns dias, percebeu-se que a mesma só crescia e que então estava vazando, aproximadamente, 1 milhão de litros de petróleo por dia.
1 litro de óleo de cozinha, contamina até 1 milhão de litros de água, não têm-se previsão para a resolução do problema de vazamento, com pessoas, robôs e materiais que estão sendo utilizados para retardar essa contaminação, pode ser que dure meses; com essa quantidade de petróleo em evasão o quanto de água não será contaminada? E apesar de toda essa "Operação Limpeza" sabemos que não é possível limpar completamente a água, a água não pode ser lavada. Será prejuízo financeiro, ambiental e na qualidade da água (que por ser salgada não significa menos preocupação).
Este incidente em um país de primeiro mundo e com uma empresa que atua nesta área desde 1866 é realmente uma fatalidade. Se em um país com tanta infra-estrutura e uma empresa com tanta experiência, houve isso, imagine o que não pode acontecer com empresas mais novas e países sem infra-estrutura? Nenhum teriam meios de deter tal caos.

O petróleo é um material que provém de fósseis e não é uma fonte de energia renovável o que o torna muito importante para estar sendo despejado no mar e a natureza é mais valiosa ainda, para estar sendo degradada desta forma.




Desenvolvimento não é sinonimo de Degradação Ambiental.

3 comentários:

  1. Orra da hora em Jé!

    huauhauhuhauhuhahuuh

    tamo junto ai nessa luta contra o crime ambiental, e a ignorancia em massa das pessoas q pensam q um papel de bala não vai fazer diferença!

    be different, be green!

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é pior? A banalidade das pessoas ao falar desse assunto... depois de um tempo todos parecem esquecer...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado gente por comentarem! (Y)

    E realmente, um papel de bala faz a diferença, porque não será somente uma pessoa que irá jogá-lo na rua!



    As pessoas se esquecem de tudo que não vá trazer dinheiro para elas! Agora o governo tem que gastar muito dinheiro para correr atráz do prejuízo, e você acha que eles tem pressa para isso?!
    =/

    ResponderExcluir

Está na gente

Está na gente
Está em nossas mãos