quarta-feira, 25 de março de 2009

"Sustentabilidade é uma palavra que não se sustenta se você não ficar em pé"

"Possivelmente você já ouviu essa frase, mas a questão é, o que ela significa?
Devemos começar pela palavra principal, SUSTENTABILIDADE, a descrição dela é, um conceito sistemico
, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou seja, é o desenvolvimento no qual não prejudica de nenhuma maneira (nem futuramente) as pessoas e o ambiente onde elas vivem."

Saber o significado e interpretar é fácil,o difícil é colocar em prática. Ainda mais na situação na qual nos encontramos, estamos crescendo de maneira "correta" ?! Com certeza não, eu acredito que meus filhos não terão nem metade do que eu tive e muito menos do que meus pais tiveram. Poder tomar banho em uma cachoeira limpa, conhecer todas as espécies de animais que já foram encontradas a pelo menos 50 anos atrás e poder andar pelas cidades sem uma máscara para se proteger da poluição exagerada. Não! Esse não é o futuro que eu desejo a ninguém, muito menos para minhas gerações.

Devemos lutar pelo que queremos, o nosso país e o mundo são feitos do que a gente quer, se ele está como está é nossa a culpa (ou talvez do nosso pais), voltar atrás dos erros é o mais correto.

Expor projetos para a sua casa, vizinhança ou bairro para mudança de hábitos que possam ajudar na NOSSA sustentabilidade é um passo dado.
Ao invés de esperar pela boa vontade de todos, vamos fazer a base e ajudar na construção do topo.



É isso aee..
completem, comentem, critiquem ou questionem, como queiram.. =D

Beijo.

3 comentários:

  1. Certamente Jé. Você tem razão. A "Ação" da mudança deve partir de nós "Homens" que somos os unicos poluidores do meio ambiente. Porem está é a parte mais dificil, a concientização, as pessoas sabem o que devem fazer mas continuam fazendo. Sei que devo jogar o papel de bala no lixo mas como num tem nenhum vai o chão mesmo. É assim que pensam. É um ideal dificil, diria impossivel, a não ser que as autoridades ( Digo o estado) não tome medidas drasticas, porem, o estado não ira interferir em algo que trás lucro a ele, o que é uma pena, uma vez que e comparado ao papel do exemplo a cima não é nada se comparado ao que grandes industrias podem fazer.

    Um ideal tão dificil quanto o meu. É maninha, diria que temos algo em comum... hehehehe... Gostei da sua iniciativa.

    Bjo's.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante essa questão de "desenvolvimento sustentável X crescimento econômico".
    Veja bem, não podemos esperar que o mundo todo de repente pare e perceba o que está errado com o meio-ambiente. Por isso eu sempre achei que essa consciência de sustentabilidade deve surgir de cada pessoa.

    Aproveitando o exemplo de Philipe, se você tem um papel de bala e tem a consciência de que largar isso no chão é errado, uma pessoa que realmente acredita que isso é errado não mediria o "esforço" de guardar no bolso até chegar a uma lixeira mais próxima.

    O problema maior, eu acredito, parte da conscientização de cada pessoa. E que a partir dessa conscientização, gerará uma conscientização blobal.
    Esse seria apenas o início.

    Ótimo trabalho, Jéssica !

    ResponderExcluir
  3. Bom, muito bom. Ótimo mesmo.
    Adorei seu blog e os assuntos abordados.
    abraço.
    Lustato Tenterrara

    Deu até vontade de seleciona-lo, junto com alguns outros, numa comunidade de Blogs Verdes, em nossa Rede Social GreenPeace Brasil.

    São tantas ideias, e o tempo curto.
    Verei se faço hoje (ou por esses dias).
    bj.
    Amor & Poesias Messenger Love & Passion of Lustato Tenterrara

    ResponderExcluir

Está na gente

Está na gente
Está em nossas mãos